sábado, 3 de abril de 2010

SOLIDÃO: SENTIMENTO EM DESCOMPASSO

"Solidão de manhã, poeira tomado assento, rajada de vento, som de assombração..." Quantos de nós já não se deparou com esse sentimento? Quantos de nós, já não sofreu demasiado por se ver só? Um sentimento que assola a alma, invade o espírito e se comporta como fantasma num arrastar de correntes num castelo...
Ao mesmo tempo dolorido, aniquilante, antagônico potencializador. Move os poetas, os artistas, os filósofos, libera arte com lindas produções existenciais.
"... é amiga das horas, prima irmã do tempo e faz nossos relógios caminharem lentos, causando descompasso no meu coração..." Faz o tempo passar lentamente, num remoer dos estômagos, numa digestão penosa, arrastada, demorada, deveras penosamente digerida...
Irrompe em ritmo descompassado entre o dó e o si deflagrando muitas vezes uma beleza incomparável e arrebatadora, de um tom hora suave, hora grave, harmonioso, linear para um tom inaudível pra uns e veementemente acentuado para outros.
Que fazer então? Como ser e estar nesta condição? Ser... é nossa condição, nossa caraterística básica pela subjetividade, pelo que nos caracteriza, nos define únicos. Estar... é uma condição das escolhas que fazemos, das lutas que travamos e do que achamos ser possível carregar.

Solidão

Solidão não é a falta de gente para conversar, namorar, passear ou fazer sexo.... Isto é carência.
Solidão não é o sentimento que experimentamos pela ausência de entes queridos que não podem mais voltar..... Isto é saudade.
Solidão não é o retiro voluntário que a gente se impõe, às vezes, para realinhar os pensamentos..... Isto é equilíbrio.
Solidão não é o claustro involuntário que o destino nos impõe compulsoriamente para que revejamos a nossa vida..... Isto é um princípio da natureza.
Solidão não é o vazio de gente ao nosso lado..... Isto é circunstância.
Solidão é muito mais do que isto.
Solidão é quando nos perdemos de nós mesmos e procuramos em vão pela nossa alma .....
(Francisco Buarque de Holanda)

2 comentários:

  1. É isso aí, Silvia!!!
    Tudo que começa com música, ao menos para mim, começa bem.Bem-vinda à blogagem...rsrs
    Beijos e, no +, MÚSICAEMSUAVIDA!!!
    www.macleim.com.br

    ResponderExcluir
  2. Silvinha, bem vinda a blogosfera! adorei os posts, e "pódeixar" que irei seguir seu blog, ja adoro receber suas msgs no orkut, e acompanhando aqui vai ser maravilhoso!
    bjão, parabéns

    ResponderExcluir