domingo, 25 de abril de 2010

PRECISAMOS DE MAIS COMPAIXÃO


"Compaixão é, antes de tudo um sinal de sensibilidade, uma aversão ao sofrimento alheio, um ardor pelo bem estar e felicidade de todo o mundo. Ser compassivo, é estar em comunhão com o sofrimento. Diz o ditado: "Faz teu bem com o menor mal possível a outrem".

Sim, isso mesmo. Sensibilidade, questão de pele, aversão ao sofrimento do outro. Presisamos desenvolver e treinar mais essa qualidade. Somos responsáveis diretos pelo bem estar dos que nos cercam. Mas estamos muitas vezes anestesiados e fazemos vistas grossas a esse sentimeto. Fechamos os olhos ao que acontece ás pessoas e mantemos uma atitude egoísta e desrespeitosa negando que o sofrimento do outro não nos atinge ou não nos interessa.

A compaixão se opõe ao egoísmo e à crueldade. Ela nos eleva e nos leva ao desenvolvimento de sentimentos humanos nobres como equanimidade, altruismo. Ela é isenta de preconceitos, de julgamentos, é uma atitude universal, mas nada fácil de ser desenvolvida.

A compaixão tem o dado do amor para orientar seu entendimento, Espinoza dizia que, ..."a compaixão é o amor enquanto afeta o homem de tal sorte que ele se regozije com a felicidade de outrem e se entristeça com seu infortúnio". É quando reconhecemos o outro como humanos, e a nós também.

Nossa sociedade é mestra em criar seres egoístas, frios, endurecidos, dessenssibilizados, materialista... além de nos exigir formas bem inusitadas e esdrúxulas que nos impedem de desenvolver nossas melhores qualidades humanas.

A verdadeira compaixão baseia-se, necessariamente, na motivação de apreciar os outros. é a verdadeira essência de uma vida espiritual e a prática central daqueles que devotaram suas vidas para alcançar a iluminação. è um sentimento pra ampliar os corações humanos a enxergarem os seres em geral e trabalhar pra libertá-los do sofrimento.

Viu? a tarefa é difícil, requer treino constante, ensinamentos, prática pra treinar a mete e boa vontade. Vamos treinar? Vamos nos dispor a exercitar nossa humanidade? Os budistas tem um mantra pra essa finalidade. Um mantra que deve ser repetido inúmeras vezes pra despertar o estado de compaixão. Então sugiro fazermos o exercício dele pra melhorar nossa mente e nossas relações humanas.
Om Mani Padme Hum...


Nenhum comentário:

Postar um comentário