quarta-feira, 21 de abril de 2010

INCONFIDENTES DE HOJE


Falamos há alguns dias do Dia do Índio, da forma que temos de lidar com a temática hj. Fria, distante, desconstextualizada e sofrida. Pois é, hj comemoramos Tiradentes, inconfidente mineiro. E a gente precisa refletir sobre que o é inconfidência. O Aurélo nos diz que é falta de para com alguém. Pela história diz-se então que os inconfidentes não foram leais ao governo português e romperam com eles exigindo um País independente de Portugal, por isso foram presos, mortos, degredados, açoitados.
Vamos então atualizar a história.

De que várias formas estamos sendo considerados desleais hj. E pergunto: estamos sendo desleais quando exigimos nossos direitos de cidadãos? Estamos sendo desleais quando exigimos menos impostos? estamos sendo desleais quando exigimos bons governates? estamos sendo desleais quando ações ditas políticas descaracterizar pessoas e mantiver pessoas inescrupulosas no poder?
Estamos sendo desleais quando gritamos aos quatro ventos sobre as injustiças sociais? estamos sendo desleais quando mendigamos melhores condições de saúde, melhor atedimento nos hospitais? Estamos sendo desleais quando pedimos melhores condições de ensino e nehuma criança fora da sala de aula? Estamos sendo desleais por pedir honestidade nas contas públicas? Estamos sendo desleais ao solicitar punição adequada aos crimes hediondos cometidos contra a humanidade?

Na época de Tiradentes a briga era contra as ações do governo português contra os desmandos econômicos que prejudicavam o desenvolvimento industrial e comercial do Brasil. Mas hj essa situação se ampliou ela evoluiu para o aspecto social. Nos separamos de Portugal, adiquirimos nos "independência" financeira deles, mas criamos muitos desmandos sociais. Em quem confiar realmente? A quem ser leal? O Governo adiquiriu autonomia, identidade própria, mas perdeu o rumo em muitas questões de ações políticas e sociais.

Tiradentes é considerado um herói, por ter morrido em favor de uma causa social importatíssima. Mas temos muitos Tiradentes morrendo hj e fingimos não ver. Temos muitos mártires anônimos, sem sequer ter o direito a um enterro dígno. O que dizer dos nossos jovens sendo consumidos pelas drogas? O que dizer das nossas crianças morrendo ates de completar uma ano de vida? O que dizer das pessoas que moram nas ruas, sem amparo, saúde, assistência social, dignidade? O que dizer da falta de escolas públicas de qualidade? O que dizer da violênca exacerbada a que temos sido submetidos? O que dizer das doenças emocionais, causadoas pelo medo exagerado de conviver com o outro? O que dizer do abuso de poder dos falsos líderes com fala mansa, rebuscada e manipuladora?

Mas estamos num novo tempo Não é? vamos ser mais leais com nós mesmos. Vamos ver o que tem sido feito apesar dos pesares e usar isso como referência pra não perder a fé, pra sobreviver.

Por hora, vou parar por aqui pois a lista é grande e o que desejo é só uma reflexão e um desabafo. Uffa!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário