terça-feira, 6 de abril de 2010

PORQUE ACREDITO NA HUMANIDADE

Falamos todo o tempo no ser humano. Este ser que desafia todas as leis da convivência, da vida, da sociedade. Falamos deste ser que compromete sua existência, desassegurado sua história, descompatibilizando relações. Falamos deste ser que todos os dias se violenta, ultrapassando limites do bom senso. Quem é esse ser humano que acha que se conhece, que acha que se sabe, que acha que pode tudo? Quem é esse ser humano que não respeita as minorias, que mata seus semelhantes, que destrói o que está à sua volta? Esse ser humano eu não sei. Esse ser humano quero não saber, porque este, desqualifica a espécie.
Quero saber daquele que ri, que chora, que contabiliza alegrias, que constrói relações, que faz poesia e traz a beleza da arte, dos corações, das relações...
Quero saber daquele que se preocupa com os outros, que ama incondicionalmente, que amplia possibilidades, que estimula os sentidos, curte os bons momentos e provoca outros bons momentos.
Quero saber daquele que atualiza seu passado em cada presente que vive; que mantém o sonho vivo e o transforma em ato; que mantém o simplifica o complicado, que convive com os opostos, com as polaridades.
Quero saber daquele que soma, que agrega, que vive, que "perde" tempo com o belo, com o híbrido com o aparentemente inaudível, com o aparentemente invisível, com o amplamente implícito.
Quero saber daquele que se compadece com o sofrimento alheio e desenvolve ações sinceras e comprometidas em contribuir para o bem-estar dos outros.
Quero saber daquele que tem uma percepção ética e desenvolve as qualidades do espírito humano tais como o amor, a compaixão, a tolerância, a paciência, a responsabilidade para si mesmo e para os outros.
Quero saber daquele que se apercebe de suas limitações e que busca vencê-las sem desqualificar nem prejudicar ninguém e aprende que tem uma capacidade inata de empatia que segundo sua Santidade e o Dalai Lama, é a fonte da mais preciosa de todas as qualidades humanas, em tibetano chamado Nying je (compaixão, amor).
Esse ser humano existe, só precisamos aguçar nossos olhos para percebe-lo e nos juntar a eles apesar de muitas vezes a realidade nos mostrar o contrário. Afinal somos também capazes de manifestar crueldade e ódio.
Mas justo por isso temos de lutar para melhorar nossa conduta. Por isso acredito ainda na humanidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário