segunda-feira, 19 de abril de 2010

PROGRAMA DE ÍNDIO


Hoje é Dia do Índio. Que bela ironia. Eram inúmeras nações espalhadas por esse Brasil à fora. No litoral, no interior, muitas tribos, muitos membros. Povos em completa afinidade com a terra, com as plantas, com os bichos.

Povos em harmonia consigo mesmo e com os que os cercavam. Onde estão todos? Onde estão essas nações? Hoje se fala em Dia do Índio, eu digo, Dia de Índio. Dia apenas! Um dia no ano, pra lembrar que a existência desses povos, da sua cultura, dos seus costumes, da sua identidade.

É tragicómico ver as escolas promoverem essa comemoração, onde as crianças se fantasiam de índios pra demonstrar que se importam com isso. Isso, fantasiar. Uma bela piada! Lembrar o que? Ao final do dia estamos todos esquecidos novamente e voltamos ao que era antes. Os branco chegaram impuseram suas regras, seus costumes, trouxeram suas doenças, seus maus hábitos e infectaram nossos nativos e hoje, pagamos um alto preço por isso. O extermínio dessas populações dessa forma é terminantemente absurdo.

As aldeias ou o que sobraram delas estão assim, totalmente danificadas, infectadas depredadas...
Nossos índios sofrem demasiado com o alcoolismo e as drogas e nada fazemos. Marcamos no mapa pontinhos específico de sua presença no território brasileiro. Antes, a vista se perdia no horizonte e não dávamos conta do quanto eram numerosos. Hoje viraram minoria. uma minoria perdida na imensidão das selvas de pedra que se submetem aos desmandos dos ditos "brancos", que alem de tudo os queima em plena rua como se fossem estes, lixos humanos.

Dia apenas pra lembrar que precisamos ter uma política indigenista e não conseguimos; que precisamos ter profissionais especialistas em cultura indígena pra poder sabermos o que fazer com sua cultura; que precisamos resgatar a história desses povos pra não se perder por completo; que temos que nos sensibilizar com a causa indígena... blá, blá, blá... Agora nos vemos numa saia justa tentados correr atrás dos prejuízos causados a esses povos pra justificar nossa insanidade, nosso show de crueldade.

E assim, como dizia a canção "todo dia/ era dia de indio..." Era! Hoje, é apenas uma vaga lembrança!

2 comentários:

  1. São muitas as razões pelas quais quero parabenizá-la. Primeiro pela profissional que você é e hj em especial por essa iniciativa.
    Foram muitas as sensações que percebi ao ler suas considerações sobre os diversos temas, das quais destaco, além da energia gostosa,a sensação de PAZ, como também o estímulo pela leitura e reflexão.
    Espero que você se mantenha disponibilizando suas experiencias de vida e profissional, as quais trarão contribuições significativas em nossas vidas.

    MAIS LUZ! MAIS SUCESSO! MAIS BÊNÇÃOS!

    Um abraço

    Maristela

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo seu blog está muito lindo,poesias belas,musicas agradabilíssimas...
    Você é um Ser Humano incrível..A admiro muitíssimo.bjs

    ResponderExcluir