quinta-feira, 29 de abril de 2010

23 DE ABRIL DIA NACIONAL DO CHORO


Sabiam que em 23 de Abril comemorou-se o Dia Nacional do Choro? Pois é. Infelizmente passou desapercebido para a maioria de nós brasileiros. A data é em homenagem ao nascimento de Pixinguinha, um dos maiores compositores da música popular brasileira. Quem não conhece Carinhoso, Lamento, Rosa...? Sim, músicas eternizadas pelo tempo. Foi ele quem trabalhou para que o choro tivesse uma forma musical definitiva.
O Choro é um ritmo totalmente brasileiro, que dentre outras coisas, quer dizer "música que faz chorar", surgida dos ritmos africanos já enraizados na cultura brasileira como o batuque e o lundu. Estas músicas passaram a se tocadas de moda abrasileirada pelos músicos brasileiros e estes, foram batizados de chorões.
Esse género surgiu por ocasião da reforma urbana, os instrumentos e músicas estrangeiras em conjunto com a abolição do tráfico dos escravos, que fez "aparecer" uma nova classe social, a classe média que era formada por funcionários públicos, instrumentistas de bandas militares e pequenos comerciantes que tocavam essas músicas de "ouvido", nos subúrbios do Rio de Janeiro.
Vários são os músicos desse género musical brasileiro que compuseram diversas peças para nosso deleite, que são conhecidos e lembrados até hoje e muitos outros, são apenas conhecidos e lembrados pelos fiéis amantes dessa arte.
O fato é que é delicioso ouvir o dedilhado das cordas dos violões, cavaquinhos, bandolins... o som das flautas, do saxofone, do trombone, do piano, do batuque do pandeiro... O conjunto da obraé simplesmente... surpreendente!
Então lembremo-nos de Altamiro Carrilho autor de cerca de duzentos chorinhos; Chiquinha Gonzaga, primeira chorona brasileira e primeira pianista de choro; Waldir Azevedo com Brasileirinho; Ernesto Nazareth com Odeon; Zequinha de Abreu com Tico-Tico no Fubá; Jacob do Bandolim com Noites Cariocas... dentre outros, a lista é longa, assim como os Conjuntos Regionais espalhados pelo Brasil à fora, de antes e de agora.
Vamos lá curtir esse som maravilhoso e nos deliciar com algo totalmente nosso. SALVE O DIA NACIONAL DO CHORINHO!!







Um comentário:

  1. Beleza, Silvia!!!
    Pois é, eu sabia porque estava ligado no Clube do Choro, novo programa da Educativa FM, às 17 horas dos sábados. Do contrário, confesso, teria passado batida esta data tão significativa para a verdadeira música brasileira. Aliás, o choro está para o Brasil assim com o jazz está para os UEA.
    Adorei sua homenagem e lembrança!!
    Beijos e , no +, MÚSICAEMSUAVIDA!!!
    www.macleim.com.br

    ResponderExcluir