sábado, 17 de abril de 2010

MÚSICA EM SUA VIDA


O que aconteceria se não tívéssemos música? como seria a vida sem esse ítem acrescido ao seu movimento? a música é uma das formas de expressão de sentimentos mais puras e profundas. Dizemos tanto com ela. Falamos das nossas alegrias, das nossas dores, dos nossos amores... falicitamos encontros, contamos histórias... histórias do que vivemos, do que fazemos, do que desejamos, do que somos. Viajamos no tempo quando ouvimos algum som, que embalaou um determinado acontecimento... ilustramos eventos cotidianos... nos aproximamos e também nos afastamos. Rezamos, fazemos preces endossando nossas crenças, nos declaramos... Ah! a música!!
Sons para todos os gostos, para todos os ouvidos, para todos sentidos. Sim todos os sentidos; são eles que captam a informação e levam-no pro nosso cérebro processar traduzindo-os em notas, equações matemáticas precisas que se transformam em poderosas vibrações que mexem com nosso corpo, nossa mente e nossa alma.
Ocupa um lugar muito importante em nossas vidas. Tem o poder de transformar nosso estado de espírito, é uma arte sem corpo físico, mas de uma presença imperiosa! Sempre fez parte da cultura e da vida do homem e foi se modificando ao longo da evolução humana. Hoje tem um apelo mais comercial. Tem uma preocupação mais mercantilista, que de contar histórias. Mesmo assim tem uma importância enorme pra todos.
Ela era uma língua indizível pra muitos. E foi sendo expandida e diversificada e o que antes era apenas acessado por uma minoria, pertence a todo o mundo. Que ótimo não?
Mozart, Bach... expressões classicas e eruditas; popular, jazz, blues, new age, samba, eletrônica...não importa. Há gostos pra todos. Isso é ótimo! Quanto mais pudermos ouvir melhor. Tem umas coisas horriveis que um precioso amigo chama de "bagaça", há quem insista em dizer que isto é música. Mas não falamos dela. Falamos daquela que nos eleva e nos une com o universo e nos faz pertencentes de um maravilhoso projeto de expressão que se chama vida. Parafreseando Dorival Caymmi, quem não gosta de samba (música), bom sujeito não é...). Então, novamente como diz meu precioso amigo "No + MUSICA EM SUA VIDA!!!".

Um comentário:

  1. Poxa, adorei seu texto!!
    Mas, tenho que dizer: "precioso amigo" foi a referência mais musical que já vi...rsrs
    Parabéns pelo blog, está cada vez melhor.
    Beijos e, no+, MÚSICAEMSUAVIDA!!
    www.macleim.com.br

    ResponderExcluir