domingo, 18 de abril de 2010

MÚSICA EM SUA VIDA - QUEM CANTA SEUS MALES ESPANTA



Já diz um velho ditado: "quem canta seus males espanta" e muitas pessoas concordam com isso. Quem canta é mais feliz, dizem outros... mas na verdade é da música que falamos. Dessa expressão maravilhosa que temos de falar palavras de forma sonora e harmoniosa.

Uma música bem cantada, com voz limpa, com interpretação adequada, afinação perfeita, é tudo de muito bom. Nossa música brasileira tem um enorme lista de artistas com essa performance que nos faz viajar nas suas interpretações.

Muitas vezes nos ligamos só na letra que a música tem e como o artista a faz ser vibrante, intensa e passa a mensagem pra lá do que ela diz. fantástico!!! Seduzimos, encantamos, damos recados, mensages, contamos histórias... Nossa voz tem um poder de se colocar numa posição privilegiada quando o assunto é música.

A voz produzida pelas pregas (cordas) vocais humanas, é o resultado da vibração que faz quando o ar que sai dos pulmões passa através delas. Há uma combinação da vibração do ar dos pulmões e da musculatura da laringe. Sendo diretamete influenciada pelo estado emocional do indivíduo, quando há uma interpretação a ser feita da letra e da música em questão, faz-se um conjunto perfeito pra gerar o audível que nos emociona e nos encanta.

Na expressão da música Sangrado de Gonzaguinha, temos exemplo disso "...
"...quando eu soltar a minha voz/ por favor entenda/ é apenas o meu jeito de viver/ o que é amar", E Djavan quado diz: "cantar é mover o dom do fundo de uma paixão Seduzir"... Viu? não faz sentido? Mas não deixemos de falar das vozes que nos fazem orar, como os cantos gregorianos, melodias cantadas em uníssono, homofônico (sem predominância de vozes), em ritmo livre, sem compasso, baseado na acentuação e no fraseado, sem acompanhamento de instrumentos musicais, com letras em latim extraídas de textos blíblicos, trazem pra nós a vibração do universo e a idéia do divino.

Que dizemos da música cantada em falsete? especialmente usada por cantores do sexo masculino para alcançar sons mais altos, voz que exige treino especial conhecimento e domínio, alguns cantores, já nascem com essa condição e nos brindam com maravilhosas peças musicais.

Falo dessas vozes em especial, por ser algo diferente e que não são todos os ouvintes que se interessam por esse modus operandi da voz. Mas todas as maneiras de cantar são maravilhosas. Vamos aproveitá-las mais e mais. Vamos sim ouvir mais música e brindar com os cantores e cantoras desse nosso universo a delícia de dispor desse dom deveras... fascinante!

Assim... como diz Santo Agostinho: "quem canta ora duas vezes"... vamos cantar seja lá que música for. Com letra, sem letra, tanto faz. Mas é claro, não nos deixemos influenciar pelas "coisas outras" que existem por aí se dizendo música e ferindo nossos ouvidos desconsideradamente. E como diz meu precioso amigo: NO MAIS MÚSICA EM SUA VIDA!!!



Um comentário:

  1. Muito Inspirada ou muito apaixonada!!!!!!!!!
    Ficou muito bom. beijão Verônica

    ResponderExcluir