sexta-feira, 21 de maio de 2010

VAZIO FÉRTIL ... NO QUARTO ESCURO...


Há pouco, fomos agraciados com a notícia do lançamento do cd do grande músico Everaldo Borges, intitulado "NO QUARTO ESCURO", cuja idéia é um lugar pra estar de forma produtiva.Diga-se de passagem lindo trabalho.Me chamou atenção o título escolhido e a ideia por trás do título. E ao ouvir a música título, tive a real sensação de que ela nos leva a este ambiente. Então me lembrei de uma temática falada pela Gestalt-Terapia que é o VAZIO FÉRTIL. Resolvi fazer uma analogia entre os termos que creio ter certa similaridade.

Podemos traduzir o VAZIO FÉRTIL, como aquele(s) momento(s) que nos recolhemos, nos fechamos em nós mesmos em busca de respostas para nossas questões existenciais. Momento em que nos inquietamos com as situações, emoções, sentimentos diversos... momentos de reflexão aprofundada, um mergulho em si mesmo. É o vazio que promove, ressignifica, constrói...

NO QUARTO ESCURO, penso não ser diferente. É também o momento ou os momentos em que nos recolhemos, para pensar, analisar, reformular, "viajar", ou simplesmente se ater consigo mesmo. É o momento de solitude, o momento de estar só com seus botões, com seus medos, com seu self. Momento em que há o recolhimento para a sombra; onde aquele livro é lido pausadamente, onde a mente impõe o ritmo do pensamento e da ação; onde o coração pode bater em descompasso... onde o que se sente é terminantemente inexplicável; onde só se cabe um; onde o silêncio muitas vezes grita aos ouvidos moucos; onde tempo e espaço se confundem; onde os conceitos espontaneamente se desconstróem se espalhando em numerosos cacos desconexos e se reagrupam depois com novo significado.

E como diz meu precioso amigo, "quem nunca nunca viveu bons momentos em um quarto escuro?" Quem nunca mergulhou no seu vazio e não o reconheceu fértil? Essa é a idéia do quarto escuro, do vazio fértil. Oportunizar o encontro consigo mesmo; o enfrentamento dos demônios: do desenvolvimento da criatividade, a auto-descoberta; o mar de possibilidades...





6 comentários:

  1. Muito bom, Silvia. Arrasou, mais uma vez. Adorei suaanalogia. Vou falar para o Everaldo visitar seu blog, tenho certeza que ele jamais imaginaria tal desdobramenta para o seu trabalho.
    Beijos e, no +, MÚSICAEMSUAVIDA!!!
    www.macleim.com.br

    ResponderExcluir
  2. Interessante Silvia. Gostei.
    É como o ócio criativo, só que em um sentido mais profundo e voltado para nós mesmos.
    Entendo como sendo isso um momento de reconstrução ou de "ajustes". Mais ou menos como como apertar uns parafusos e afrouxar outros, pra ir testando, adaptando, vivendo... :)
    Extremamente necessário momentos como esse. Principalmente nos tempos de hoje, em que refletir sobre nós mesmos nunca foi tão urgente. Um músico que ainda vislumbra temas introspectivos como esse em nosso atual presente é tão raro quanto ótimo para o cenário da música brasileira.
    Em meio a tantos creús em que a velocidade 5 é feita em marcha ré no desenvolvimento da consciência de nosso povo, músicas boas de verdade soam como esperança em notas musicais de um futuro melhor para nossa tão falada MPB.

    ResponderExcluir
  3. Nesse momento, choro...verdade, choro...

    Imaginem a importância de poder ter uma música composta por mim, a qual dei o nome, apartir do que realmente sentí, mostrada em seu amplo significado. Obrigado Macleim, obrigado Fábio, e obrigado Sílvia, por sua analogia,(Vazio Fértil, No Quarto Escuro).
    Vocês conseguiram sentir e mostrar com profundidade o que a minha melodia, ligada ao nome, significou pra mim, e transmitiram fielmente. Não saberia fazê-lo sem o Saxofone. Obrigado meu Deus! obrigado meus amigos....

    ResponderExcluir
  4. Meu professor é um gênio!
    A sua música densa, hipnótica e "No Quarto Escuro" é uma bela prova disso. O sucesso era inevitável.
    Um músicao fantástico e uma pessoa incrível.
    Parabéns, mestre.

    ResponderExcluir
  5. Professora, adorei saber que você tem um blog! *---* Ficou muito bonito e possui um ótimo conteúdo. Estou seguindo seu blog. Depois, dá uma olhada no meu? http://gatheringstarsinthenightsky.blogspot.com
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Silvinha
    Parabens pelo seu blog. Só uma pessoa tão iluminada e especial poderia postar um blog tão bonito e cheio de sabedoria. Parabens querida. Beijo do seu amigo e colega - Fábio.

    ResponderExcluir