terça-feira, 11 de maio de 2010

LUZES DA RIBALTA


A ribalta se acende nesta sexta-feira dia 14, pra comemorar o Dia do Teatro. As cortinas se aprontam, as bambolinas se agitam, o palco cuidadosamente se enche de magia, nas cochias um reboliço, os camarins fervilham de ansiedade, a plateia... a plateia espera impaciente pela história, pelas emoções, pelos...aplausos!!!

Quantas emoções construídas e vividas pelos atores em cena; que vêm ao palco trazendo recortes da vida cotidiana, ou divagações das maravilhosas mentes criadoras. Dramas comédias, Musicais, fantasias imaginadas sob o prisma dos autores e explicitada pelos criativos e imaginativos Diretores, em cenas cobertas de detalhes... de cores... de luzes...
As cortinas se abrem! A música, enche os ouvidos, contaminando a todos em trilhas encantadas e rigorosamente escolhidas pra dar sentido ao texto e ao contexto. Pra compor as cenas vividas e refletidas no grande público.

As luzes dão o matiz, colorindo as formas e dando movimento às ações de cada personagem encenado. Contam-se historias de toda sorte, apresentam-se ideias das mais mirabolantes, caras e bocas dão expressão às emoções que vão ao encontro de cada coração e este dá a todos pulsação e movimento diferentes. Intérpretes, interpretados, conteúdo, técnica, tecnologia... O teatro é assim: vivo, cheio de movimento, cheio de possibilidades, cheio de... magia.
Aos amantes, viventes, construtores, frequentadores, trabalhadores desta arte, todo o carinho e respeito. Parabéns e agradecimentos.

Este dia 14 de maio, é dia de Linda Mascarenhas, de Pedro Onofre, de Ronaldo de Andrade, de Otávio Cabral, de Homero Cavalcante... de Nelson Rodrigues, de Paulo Autran, de Fernanda Montenegro... dia de Charles Chaplin... de todos os atores e atrizes, diretores, contra-regras, iluminadores, sonoplastas, autores, camareiros, figurinistas, maquiadores, plateia. É dia de lembrar, contar muitas histórias. De viver inúmeras emoções; de cantar e dançar muitas músicas... É dia de celebrar o espaço mágico do ser humano poder viver sua grandiosa imaginação.



Um comentário:

  1. Bem lembrado, Silvia... Principalmente pela citação de alguns dos mais importantes ícones do teatro alagoano.
    Beijos e, no +, MÚSICAEMSUAVIDA!!!
    www.macleim.com.br

    ResponderExcluir