domingo, 2 de maio de 2010

RESILIÊNCIA - A ARTE DE SER FLEXÍVEL


Muitas pessoas já se viram diante do fatos que compromentendo sua estrutura, que se vendo em situações de alto estresse, que estando em meio a muita tensão perdas e/ou crises, precisam dar a volta por cima. Precisam rever seus conceitos, reformular as estratégias, reformular seus valores, ampliar a fé, aumentar auto-estima e seguir em frente.

Vencer dificuldades, obstáculos, por mais traumáticos que sejam... fazem com que encontrem novos caminhos; fazem com que descubram suas fortalezas, seus talentos, sua potencialidade humana. A questão da resiliência tem origem na infância ainda. Pesquisas mostram que a forma como os processos cognitivos do sujeito se instalaram, são definitivos no desenvolvimento da resiliência. Tem a ver com a subjetividade. O fato de ter aprendido a ser flexível na sua vida, faz com que esse sujeito desenvolva isso pela vida a fora nas adversidades que encontrar.

Flexibilidade é colocada aqui como uma qualidade de o ser humano possuir que lhe garanta a condição de ser criativo, de criar condições que possam facilitar saídas quando tudo possa parecer perdido. Quando tudo se mostrar difícil. Juntamos a isso a forma como os vínculos são formados. Os elos de ligação que são possíveis junto aos afetos de fazer pra criar as redes de sustentação.

Ser resiliente, é ser dotado de um padrões de comportamento de defesa, de adaptação que permitem ao sujeito administrar as emoções, que é a habilidade de se manter calmo diante das pressões; ter um controle dos impulsos, ou seja, não agir impulsivamente; ter otimismo, que sugere a idéia de que as coisas vão mudar; ser capaz de analisar o ambiente, identificando as causas do problema; ter empatia, é a habilidade ler os estados emocionais das pessoas; e auto-eficácia, que é a convicção de ser eficaz nas ações.

As pessoas que desenvolvem essa condição passam pelos problemas com mais condições emocionados que outras. Se recuperam rápido das crises, dos desastres que passam. É um termo muito usado pela psicologia de crises, pela psicologia positivista. No atual momento, tem se falado muito disso, tem se estudado bastante o termo. É algo muito presente frente aos enormes problemas emocionais que temos passado. Crises, emocionais, sociais, ambientais... Mas ainda é um assunto novo, que merece mais pesquisas e mias estudos.

O que antes pertencia a Física tão somente, hoje, está sendo empregado pela psicologia e pelas ciências humanas em geral. A Física nos diz que é a propriedade de que são dotados alguns materiais, de acumular energia quando exigidos ou submetidos a estresse sem ocorrer ruptura em sua estrutura e depois disso voltar ao normal.

Nos seres humanos é assim, ele depois de ser submetido ao estresse, volta a sua forma anterior com algumas modificações, algumas reformulações, algumas reestruturações. E segue em frente, continua sua caminhada.



Um comentário:

  1. Silvia, dei uma "fuçadinha com calma"...eheh. Realmente, resiliência, flexibilidade, mobilidade...ajudam-nos a viver e sobreviver com dignidade, respeito tanto pelo outros como por nós mesmos com saúde mental, física e espiritual, alegria no olhar e brilho no sorriso! Uma atitude simples e altamente salutar! Gislaine

    ResponderExcluir