sexta-feira, 9 de julho de 2010

PRECISAMOS DE MAIS TOLERÂNCIA


Vivemos tempos difíceis. Tempos em que se tornam mais complicados sermos gentis, calmos, delicados, amigos, parceiros... Irritamos-nos com facilidade e vivemos à flor da pele. Parece que todos os dias são “Dias e Fúria”. Cultivamos estresses de todas as formas.

Irritamos-nos pelo calor excessivo; pelo trânsito louco; pela falta de dinheiro; pelo descaso das autoridades; pela expansão das drogas; pelo salário parco; por não conseguir pagar as dívidas; por temos religião diferente; por não sermos perfeitos; por não sermos amados...

Estamos em momento delicado. Tudo e todos andam muito melindrados, nada pode ser dito que as pessoas se ouriçam e já partem pra briga. Andamos sem paciência, não esperamos pelas coisas, tudo tem que ser muito rápido, pra ontem. Temos muita pressa pra realizar as nossas tarefas, achamos que todos devem ter o mesmo ritmo e o mesmo tempo de ação. Chegamos a ser cruéis.

Muitas vezes olhamos pro outro já perguntando de forma ríspida o que quer o que está olhando... Raras às vezes dizemos, bom dia, como vai? Precisa de alguma coisa? Posso fazer algo por você? Andamos muito mecânicos e imediatistas. Não esperamos o tempo das coisas, aceitamos menos as diferenças, modos de pensar e agir.

Desenvolvemos ódio pelo que é diferente de nós, ou pelo que não conhecemos. Abominamos e incitamos outros a desenvolver atitudes inóspitas discrepantes criando um ambiente de difícil convivência. Falamos de limites. Que podem ser fixos ou móveis de acordo com a situação, de acordo com ordem social. Falamos de respeito às diferenças, à individualidade. A palavra tolerância provém do latim tolerantia, que por sua vez procede de tolero, e significa suportar um peso ou a constância em suportar algo.

A paciência que faz com que desenvolvamos amor, bom humor, pra lidar com as coisas ruins ou desagradáveis. É uma virtude que temos grande dificuldade em praticar. Ela esta atrelada à compreensão, que é o ato de entender a natureza das coisas. Requer exercício diário, perseverança, diligência, responsabilidade, consciência, respeito... Isto é, um conjunto de fatores que devem ser construídos e exercitados diariamente. E nós geralmente não temos este trabalho.

Precisamos cuidar em repensar nossa atuação como o outro, com nossa vida, com nossas ações... Precisamos ser mais pacientes, menos estressados, precisamos não levar mais as coisas ao pé da letra, avaliar, selecionar, digerir e ponderar mais pra sermos mais felizes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário