domingo, 11 de julho de 2010

UMA QUESTÃO DE ATITUDE





Vivemos todo o tempo desenvolvendo reações, posições, movimentos acerca das coisas que pesam e demonstram a todos como somos o que pensamos acerca das coisas que nos cercam.

Nossa maneira de ser é nosso cartão de visita. É ela que nos mostra aos outros e define se somos aceitos ou rechaçados. Se temos um lugar ou se não temos nada. Se conquistamos ou se fazemos de conta. Nossas atitudes são nossos termômetros. Alguns percebem quando estouraram a linha limite, mas outros precisam ser lembrados disso.

Atitudes são procedimentos, comportamentos construídos ao longo de nossa existência. Um conjunto de posicionamentos não muito fáceis de fazer. Às vezes nos perdemos pelo caminho, quando nos deixamos levar pela impulsividade, pela beleza exagerada do efêmero, do fulgáz.

Atitudes enfatizam nossa individualidade, definindo nosso modo de estar com os outros e de encarar as coisas da vida. Elas vêm cobertas de responsabilidade, e têm o poder de modificar completamente a vida das pessoas. Elas ditam regras, caracterizam sujeitos e possibilitam relacionamentos.

Por isso precisamos ter cuidado com elas. Podemos afetar de forma danosa a vida de alguém se não formos perspicaz ou atencioso. Como diz um grande amigo, precisamos evitar deixar rastro na vida. Precisamos passar construindo e jamais destruindo. E se o fizermos, devemos voltar e consertar rapidamente.

Algumas atitudes merecem destaque nesta reflexão: Paciência, requer atenção, observação, cama, cuidado, simplicidade de propósito; Curiosidade, é o ato de investigar, pesquisar buscar, aprender sempre; Planejamento, é a arte de programar as coisas, focalizar as energias em direção a um objetivo; Sabedoria, é uma habilidade é o saber, o conhecimento pra agir pautado na observação e no entendimento profundo das coisas; Transparência, é a arte da clareza, do exercício da verdade sempre; Coragem, é o ato de ousadia, resolução, firmeza de propósito, bravura, firmeza; Astúcia, é a arte de ser sagaz, da finura, da manha; Espírito de Equipe, é a atitude bem difícil de ter, exige da pessoa sentido de coletividade, de cooperação, de pensar no outro e de estar atento ao bem estar do outro além do seu; Diversão, atitude de relaxar de manter o lúdico vivo.

Nada fácil não? Estas atitudes sugerem a nós reflexão de como estamos passando pela vida. Requer vigilância constante. Propósito de manter os sentidos bem ligados ao mesmo tempo de se manter relaxado. Tem mais coisa a ser pontuada. Mas pra começar está de bom tamanho não? Mais detalhes: “A sabedoria dos Lobos” de Twyman L. Towery.


_____________________________________________________
Atitude

Minha esperança perdeu seu nome...
Fechei meu sonho, para chamá-la.
A tristeza transfigurou-me
como o luar que entra numa sala.

O último passo do destino
parará sem forma funesta,
e a noite oscilará como um dourado sino
derramando flores de festa.

Meus olhos estarão sobre espelhos, pensando
nos caminhos que existem dentro das coisas transparentes.
E um campo de estrelas irá brotando
atrás das lembranças ardentes.

Cecília Meireles, in 'Viagem'

________________________________________________________________

Atitude

Estou atenta a você que me encara, me olha de ângulos diferentes,

Estou atenta a você que me mede de cima a baixo

Estou atenta a você que me redescobre a cada movimento

Estou atenta a você que não perde um lance de minhas ações

Estou atenta a você que me copia instantâneamente

Estou atenta a você que faz de minha postura, verdades puras

Estou atenta a você que não perdoa se eu falhar com você

Estou atenta a simplesmente me toma como exemplo e me segue plenamente.

Atitude, ato, ação, movimento...

Atitude proposta de ser então, suspeita...


Sílvia Teixeira de Lima


Um comentário:

  1. Vou nem comentar muita coisa... Só que esses textos estão me fazendo refletir demaaaaais! Muito bom... =)

    ResponderExcluir