quinta-feira, 10 de junho de 2010

TEMPOS MODERNOS


Nosso eterno cômico vagabundo, Charles Chaplin eternizou no cinema memoráveis temas que de forma lúdica e criatividade extrema, com arte e muito bom senso, definiram atitudes e comportamentos que nortearam o os indivíduos naquele contexto histórico.

É possível ver que ainda hoje, a crítica feita de forma magistral por Chaplin, é totalmente atual e contextualizando pro agora, vejo que nos comportamos tal qual descreveu mostrando no filme a forma mecânica individualista que nos tornamos. Creio que hoje mais que antes. Podemos nos perguntar, como assim? A critica dele ocorre nos tempos da revolução industrial, quando da mecanização do trabalho, da migração das pessoas do campo para a cidade e o advento das guerras mundiais.

Mas penso que hoje extrapolou em muito os limites propostos por ele. Diversificamos o trabalho, mas enlouquecemos na correria para atender às necessidades sempre urgentes de sobrevivência para mantermos um padrão de vida razoável de existência.

Corremos de um lado para o outro, tentando atender a múltiplas necessidades. Trabalhamos em vários lugares para dar conta de muitas demandas. hoje as máquinas são os computadores. Estamos funcionando na velocidade das fibras ópticas, das ondas eletromagnéticas. É @.com, nos falamos por e-mails e vamos ao oco do mundo em poucos segundos. Tão lonje e tão perto...

O preço que pagamos é tão caro quanto antes. Continuamos a apertar botões, como mostra Chaplin no filme; só que agora de computadores, de celulares, de Ipods... e travamos relações virtuais, baseadas em perfis inventados, construídos para esconder e prontamente agradar sem sequer experienciar a relação.

Atingimos muitas metas, chegamos aos mais diversos lugares sem sequer sair da nossa cadeira; mas por outro lado aumentamos nossa solidão; criamos mais pânico, estamos mais ansiosos; desenvolvemos mais depressão; temos mais medo e consequentemente geramos mais agressividade.

Tempos modernos?! Sabemos mais sobre tudo e menos sobre nós mesmos. Nos fechamos mais na caverna e compartilhamos menos.

Quero Tempos Modernos do chegar junto; do facilitar o encontro; do olhar no olho; do tocar o coração; do trocar sorrisos, beijos e abraços; do dizer ao vivo e a cores: "que bom estar com você!" ou "Eu te amo!"...

Quero os Tempos Modernos, do poder chegar mais rápido ao encontro do outro; da possibilidade de encontros reais; de ser mais , que ter mais...

Quero os Tempos Modernos, do aproveitar melhor o tempo; do poder ser mais livre pra escolher; do poder ter mais oportunidades pra escolher seguramente; de poder experienciar mais e de não ter medo de SER FELIZ!






Um comentário:

  1. Belo texto, Silvia!!
    Sabemos disso, sentimos isso, porém, parece que cada vez mais nos enrroscamos nessas armadilhs todas, bem definidas por vc.
    Beijos e, no +, MÚSICAEMSUAVIDA!!
    www.macleim.com.br

    ResponderExcluir