quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

TODO CAMBIA... TUDO MUDA...


Tudo muda sempre. Estamos de um jeito hoje e logo em seguida de outro. A mudança é constante e necessária bem como inevitável. Muitas vezes é sutil e não percebemos. Outras vezes quem está a nossa volta enxerga primeiro e nos anuncia.

O fato é que somos seres mutantes. Temos prazo de validade vencido em tudo, nascemos assim. Nas etapas da vida, nas circunstâncias, nos eventos, no tempo, nas atitudes, no corpo, nos relacionamentos.

Cremos piamente que tudo dura para sempre. Aprendemos assim. Mas não é verdade. Não nascemos pra durar. Nascemos pra ter um fim. Pra terminar um dia. Mas teimamos em acreditar que somos eternos. Então sofremos. Criamos vínculos fortes e lutamos para eles não terminarem. Agarramos-nos a tudo e negamos sua finitude. Nossos relacionamentos são feitos, criados para permanecer. Nossa cultura impõe essa crença. Fazemos laços, mas não aprendemos a desfazê-los. Prendemos as pessoas, as coisas, conosco, como se fossem objetos particulares ou apêndices. Fazemos sofrer e sofremos junto.

Precisamos nos dar conta do que chamamos na filosofia budista: IMPERMANÊNCIA. Sim, tudo é impermanente e devemos nos ater às coisas e pessoas como passageiras e deixá-las ir quando for seu tempo. Se nos apegamos, sofremos. Devemos estar atentos ao movimento, à migração dos elementos que constroem as relações, eles são móveis. Mudam porque mudamos. Porque a roda gira. Nada fica do mesmo jeito nunca. Só não admitimos.

E novamente mudamos o ano, e propomos mudanças que não sustentamos pelo fato de não aceitar a necessidade real delas. O que vai ser? Até quando iremos nos comportar assim? È preciso encarar. Reconsiderar que o novo “sempre vem” como diz Belchior. Mudar é preciso pra manter o ciclo de desenvolvimento. E quando falo em mudar, falo em concretude. Ser mais humanos, mais amorosos, mas tolerantes, mais amigos, mais solidários, mais atentos, mais alegres, mais conscienciosos. Enfim...

Vamos lá! Nós podemos. Afinal, como dizem os orientais a única coisa permanente é a mudança! E fato é fato! Todo cambia...



Nenhum comentário:

Postar um comentário