domingo, 23 de janeiro de 2011

POR UMA ÉTICA DO CUIDAR


Outro dia escrevi sobre as mudanças e muitas questões permeiam minha cabeça desde então e como sempre cada questão se amplia em proporções geométricas em outras novas questões.

Venho observando os acontecimentos e a que mudanças somos convidados a fazer. Atualmente o clima se encontra desordenado e produz desastres naturais capazes de desorganizar e devastar muitas vidas. O clima muda porque nós criamos condições para isso.

Alteramos bruscamente o funcionamento de toda uma estrutura ambiental. Abrimos buracos na camada de ozônio, por aumentar a produção de gases tóxicos; arrancamos árvores, das nossas florestas, alterando assim todo um conjunto de ecossistemas; produzimos lixo em quantidade que não conseguimos processar; modificamos geneticamente espécies para ver na maioria das vezes no que vai dar; trabalhamos alucinadamente para produzir mais estresse e menos qualidade de via; embora falemos dela todo o tempo.

Comemos mais rápido do que nosso organismo pode processar; Criamos guerra biológica pra servir a interesses particulares e totalmente egoístas; Aumentamos o medo uns dos outros e vivemos mais solitários e deprimidos.

Inchamos as cidades e nos tornamos demasiadamente violentos, desconhecendo cada vez mais nossa espécie; continuamos a produzir “guerras santas”, matando em nome de Deus. O mesmo Deus que sabemos ser misericordioso compassivo. Mas usamos seu nome pra tirar nossa responsabilidade e ter a quem culpar.

Isso e muito mais chamamos de atitude humana. Isso e muito mais caracterizamos como desenvolvimento humano.

Não é possível fazer vistas grossas a essas questões e nos mantermos a margem do processo. Não é possível viver fechando os olhos para questões que nos convidam a repensar todo o tempo nossas atitudes e nos propor uma trégua.

Não é possível que sejamos tão cruéis que não ponhamos freio em nossa atitude animalesca. Não é possível que nossa atitude ética não seja restaurada. Sim ética. Ética do cuidar, ética do preservar, ética do olhar com carinho e respeito a todos, ética de aprender a conviver com as diferenças, ética de entender que não podemos obrigar nada nem ninguém a ser totalmente iguais.

Ética de enxergar além do que se apresenta ética de assumir postura e atitude misericordiosa e compassiva desse Deus que insistimos em manter vivo na nossa mente e nos nossos corações. Ética de não deixar só nas mãos dele essa responsabilidade, mas assumir a parte que nos cabe. Ética de não ser mais indiferente à miséria humana e sim prorcionar acolhimento e melhoria de suas mazelas.

Peço a Deus e aos homens, que a dor, a guerra, não nos seja indiferentes, que não fechemos mais os olhos nem o coração às atrocidades que estamos vivendo. Que sejamos sim, melhores e que sobressaiam mais nossas ações humanitárias e que nós seres humanos entendamos que o amor é um caminho possível de ser trilhado.


5 comentários:

  1. Maravilha, grande Silvia. Acho que vc matou a charada. Tudo é mesmo uma questão de ética.
    Beijos e, no +, MÚSICAEMSUAVIDA!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Silvinha!!!!

    A ´tica é tudo nas nossas vidas.. Principalmente quando não tem ninguém olhando. Não é mesmo???

    Enorme abraço!

    ResponderExcluir
  3. Perfeita colocação Silvia!
    A Ética como parâmetro, equivale à moralidade nas 6 perfeições. Muito bom!
    Ainda mais com a presença marcante de Mercedes Sosa
    Solo pido a Dios!

    ResponderExcluir
  4. Adorei visitar seu blog e tudo aqui é muito bem escrito , se puder visite o meu blog, ficarei muito feliz, beijos, voltarei sempre!

    ResponderExcluir
  5. É muito bom seu olhar sobre a ética do cuidar, pois

    A ética é como um vento que circunda todas as áreas de nossas vidas. No entanto, quando não se observa os ventos pode-se cair numa tempestade.

    ResponderExcluir