sábado, 7 de agosto de 2010

MERCEDES SOSA - LA NEGRA


Voltemos a falar de música. Desta vez falamos de música latina, precisamente de Mercedes Sosa – La Negra. Assim chamada por sua ascendência ameríndia e também conhecida por ser a voz dos “sem voz” e defender arduamente o Pan-americanismo, a unificação das Américas. Nos deixou em 4 de outubro órfãos de sua maravilhosa voz. Mercedes cantava com o coração, com a alma as histórias dos povos das Américas.

Sua voz enchia o espaço com força, intensidade e muita poesia. Trazia o coração na garganta. Não havia quem não embarcasse na emoção que desencadeava de suas melodias.

Em 9 de julho, faria 75 anos, nos deixou um maravilhoso legado musical, compartilhou o palco com muitos artistas tais como, Chico Buarque, Daniela Mercury, Milton Nascimento, Caetano Veloso, Gal Costa, Fagner, Sting, Andrea Bocelli, Luciano Pavarotti, Nana Mouskouri, Joan Baez, Silvio Rodríguez e Pablo Milanés, dentre outros.

Popularizou canções como Gracias a La vida, Volver a los 17, de Vileta Parra e que canções! Também, memoravelmente interpretou seu compatriota Atahualpa Yupanqui e mais tarde gravou um álbum em sua homenagem. Ganhou peso em sua maravilhosa interpretação. Ninguém o interpretou tão bem quando La Negra. Sim interprete sem igual, trazia na sua voz vida às palavras e melodias que tocava fundo na alma.

Mulher de alma grandiosa, foi uma ativista política forte, foi presa no palco durante um show e banida de seu país. Mas não se deu por vencida, continuou sua caminhada política em sua música e seus posicionamentos o que lhe rendeu prêmios, e titulo de embaixadora da boa Vontade UNESCO para a América Latina. Deixou-nos um legado maravilhoso, entre musica, filmes, entrevistas, documentários, composições, trilhas sonoras.

Que dizer desta mulher amante das coisas simples como canta uma de suas canções em brilhante interpretação Canción de las simples cosas já citada em outro post. Mulher de fibra, de posicionamentos firmes, não se intimidava fácil, trazia belas poesias nas suas falas apresentava artistas diversos que tinha como ela o compromisso com as histórias vividas pelas pessoas, seus fazeres, suas emoções, seus amores, suas dores e também suas alegrias.

Gracias Mercedes! Su vida nos deixou la marca de el amor. El amor por la vida, por los pueblos, por sus historias llenas de emociones y sentimietos.




Um comentário:

  1. Realmente, podemos dizer que somos privilegiados por sermos contemporâneos de Mercedes Sosa, pela belíssima voz, incomparável interpretação e pela pessoa forte e determinada que sempre foi. Gracias a la vida pro me ter permitido presenciar sua passagem aqui pela terra Mercedes, agora estás a cantar e encantar em outra dimensão

    ResponderExcluir