quinta-feira, 3 de maio de 2012

POR UMA QUESTÃO DE IDENTIDADE



Diferente sim e porque não? Questionamos-nos todo o tempo na busca de iguais. Na tentativa de encontrar sujeitos que pensem semelhantes a nós; que sejam do jeito que queremos. Buscamos o igual, mas na realidade somos diferentes.

Queremos tanto o igual, que não nos permitimos ver que somos DIFERENTES. E o que realmente nos atrai é o diferente que o outro tem. É o que eu não tenho que está no outro e me completa. Mas ao mesmo tempo em que temos essa realidade, nos apavoramos com a confirmação dessa diferença.


Somos negros/ brancos, fortes/ fracos, alegres/ tristes, pequenos/grandes, feios/bonitos, somos misturas de raças, híbridos de culturas mil. Sim, híbridos. Nossas línguas denunciam o quanto somos diferentes e não há fato maior que indique isso que não nós mesmos. E é o que nos identifica. Cada diferença é o que nos diz quem somos. É o que nos aponta ao outro para nos mostrar aquilo que nos é único, singular.


Seres únicos amplamente estudados por diversos cientistas, estudiosos, tentando classificar, nominar, construir um conhecimento que nos identifique uns perante aos outros sem dor, sem sofrimento, sem custas. Por que o que nos faz singular, diferente, também nos segrega, castiga, distancia. Mas pode nos unir, defender, agregar.


“Identidade é uma palavra difícil de definir, traz em seu sentido a marca do caráter complexo das coisas que discute uma vez que pode significar tanto a qualidade do idêntico e do comum, como o conjunto de caráter próprios e exclusivos.. “ (Camila Rodrigues) fazemos uma construção simbólica, que supõe vivamente a junção de sentimentos que constrói-se invariavelmente em relação ao “outro”. Esse outro os serve de espelho refletindo nossa própria imagem que ousamos muitas vezes negar, desconhecer.


Porque temos tanto medo de ser diferentes? Será que tememos não nos reconhecer? Não nos perceber? Não nos encontrar? A verdade é que o somos. É fato. Admitir e aceitar a diferença é nos conscientizar de nossa identidade. É confirmar quem somos, o que queremos e não nos perdermos ou misturarmos no outro que sinaliza essa realidade. Identidade é uma conceituação de unicidade, é uma construção de saberes sociais, idiomáticos, simbólicos de um povo, de um grupo, de um indivíduo que se reconhece que se põe a ser visto, ser identificado.
____________________________________________________________________________
Identidade  

Preciso ser um outro
para ser eu mesmo

Sou grão de rocha
Sou o vento que a desgasta

Sou pólen sem insecto

Sou areia sustentando
o sexo das árvores

Existo onde me desconheço
aguardando pelo meu passado
ansiando a esperança do futuro

No mundo que combato morro
no mundo por que luto nasço

Mia Couto, in "Raiz de Orvalho e Outros Poemas"
 ___________________________________________________________________ 

Nem Sempre Sou Igual no que Digo e Escrevo  

Nem sempre sou igual no que digo e escrevo.
Mudo, mas não mudo muito.
A cor das flores não é a mesma ao sol
De que quando uma nuvem passa
Ou quando entra a noite
E as flores são cor da sombra.
Mas quem olha bem vê que são as mesmas flores.
Por isso quando pareço não concordar comigo,
Reparem bem para mim:
Se estava virado para a direita,
Voltei-me agora para a esquerda,
Mas sou sempre eu, assente sobre os mesmos pés —
O mesmo sempre, graças ao céu e à terra
E aos meus olhos e ouvidos atentos
E à minha clara simplicidade de alma ...

Alberto Caeiro, in "O Guardador de Rebanhos - Poema XXIX"
Heterónimo de Fernando Pessoa

2 comentários:

  1. deseja ter mais visitas em seu blog estou trabalhando com gerenciamento de trafego mais informações no blog http://trabalhodisponivel.blogspot.com

    veja também as visitas que tenho no meu blog
    http://andaremcristo.blogspot.com e neste outro que já estou fazendo campanhas http://artesuspensas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Estou alegre por encontrar blogs como o seu, ao ler algumas coisas,
    reparei que tem aqui um bom blog, feito com carinho,
    Posso dizer que gostei do que li e desde já quero dar-lhe os parabéns,
    decerto que virei aqui mais vezes.
    Sou António Batalha.
    Que lhe deseja muitas felicidade e saúde em toda a sua casa.
    PS.Se desejar visite O Peregrino E Servo, e se o desejar
    siga, mas só se gostar, eu vou retribuir seguindo também o seu.

    ResponderExcluir