Sempre me perguntei como a música entra em nossos ouvidos e chega às nossas mentes em maravilhosas construções de sentimentos.
Sempre me perguntei como poderíamos ouvir a música existente na vida, nas letras, nas historias.
Sempre me perguntei como ouvir a melodia das palavras e traduzir os sentimentos de forma tão maravilhosamente precisa.
Pois bem, neste instante encontro aqui no Esses Poetas a possibilidade de ouvirmos músicas extraídas com tão peculiar sensibilidade de memoráveis poetas alagoanos.
Esses Poetas traduz sensibilidade, qualidade, musicalidade, peculiar criatividade, atenção e a dedicação exclusiva do artista, que sem pressa encontrou a linguagem exata que expressa a arte contida nas palavras.
É ímpar. Poesia e música ganham ritmo e especial construção nas mãos de músicos de tal calibre.
A música vibra por entre as cordas dos violões, a cadência da percussão, a delicadeza das teclas do piano, a fluidez dos sopros...
Uma gestação longa, um trabalho apurado, minucioso, criterioso. Mácleim encontrou a medida certa, o tom adequado desse trabalho.
Trouxe parceiros com igual sensibilidade e maestria que captaram a musicalidade das palavras desses maravilhosos poetas alagoanos.
A música amplia o significado das palavras. Conta à história num outro ritmo que dá intensidade e chega à alma. Perfeito Mácleim!
Você tirou sons apenas audíveis a alguém de sensibilidade apurada como a sua. Trouxe com você músicos e intérpretes de igual condição e compreensão.
Cada poema traz uma música com sonoridade própria e vibrante. Abrem-se ouvidos, mente e coração para a grandiosidade dessa arte.
Eternizam-se os poetas e os músicos envolvidos nesse trabalho numa produção carinhosa e equilibrada.
Parafraseio Aquiles Reis que escreveu na sua coluna que o disco não se prende a estilos, flui livremente em gêneros díspares e brasileiríssimos e Mácleim captou a essência ideal para dar sonoridade a cada verso.
É isso aí Precioso amigo, o encadeamento está completo, poesia, ritmo, harmonia. Parabéns Mácleim, Juliano Gomes, Edu Morelembaum, Júnior Almeida, Fernando Melo, Wilma Araújo... e os nossos maravilhosos poetas, por nos brindarem com essa estrela de primeiríssima grandeza.
Que brilhe a estrela, iluminando nosso céu com a luz que clareia nosso coração e nossas mentes ampliando nossa sensibilidade à arte e a musicalidade. SALVE ESSES POETAS!